Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Bahia e Undime Paraná realizam fóruns estaduais

Todas as notícias Categorias

23/03/2022Undime

Undime Bahia e Undime Paraná realizam fóruns estaduais

Eventos acontecem em Salvador e Curitiba, respectivamente, e têm caráter extraordinário

Nesta quarta-feira (23), teve início o Fórum Estadual Extraordinário da Undime Paraná. O evento segue até quinta, 24 de março, e conta com a presença de mais de 400 dirigentes e representantes das Secretarias Municipais de Educação do estado.

A presidente da seccional, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/ PR, abriu o evento que contou com a participação, entre outras autoridades, do presidente da Undime Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT.

Representando a diretoria nacional da Undime, Eduardo reforçou a importância da busca ativa de estudantes que estão fora da escola nesta retomada das aulas presenciais. "Precisamos lançar mão de todas as ferramentas que for possível, incluindo as tecnológicas como a Busca Ativa Escolar, desenvolvida pela Undime em parceria com o UNICEF, para trazer essas crianças de volta ao ambiente escolar", afirmou.    

Eduardo abordou ainda a questão do ICMS na educação, que traz cinco quesitos para o acesso a recursos variáveis do Novo Fundeb, entre eles, o que passa a ter uma parte vinculada ao desempenho educacional. "Quando as prefeituras começarem a não acessar esses recursos, vão cobrar de nós, secretários municipais de educação. E é com essa responsabilidade que precisamos ter esse momento de reflexão e abordar esse assunto que é urgente", alertou.

O evento é presencial, realizado em Curitiba (PR) e é voltado aos Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação do estado. Durante os dois dias serão debatidos assuntos como o papel dos gestores frente aos atuais desafios da educação, o novo Fundeb e a operacionalização nos municípios, sistemas de prestações de contas, avaliação na educação infantil, entre outros.

Retorno ao presencial

Em Salvador (BA), os próximos três dias, começando nesta quarta-feira (23) até sexta (25), Dirigentes Municipais de Educação dos 27 territórios de identidade da Bahia, juntamente às equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação participam presencial e virtualmente do Fórum Extraordinário da Undime Bahia. O evento tem como tema “Desafios da gestão educacional para recomposição de aprendizagens no retorno às aulas presenciais”.

Mais de 600 participantes se fizeram presentes no primeiro dia de evento, que acontece no auditório do hotel Fiesta. Para o presidente da Undime/ BA, Raimundo Pereira, Dirigente Municipal de Educação de Itaparica/ BA, “o Fórum representa um momento propositivo para a educação municipal e que mais uma vez apresenta uma pauta que é fruto das necessidades relatadas pelos Dirigentes Municipais de Educação e de suas equipes”.

A presidente da Undime Região Sul e presidente da Undime de Santa Catarina, Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/ SC, representou a diretoria nacional da Undime na solenidade de abertura, e na sequência, na mesa de diálogo que tratou do tema central do evento. A mediação foi feita pela Dirigente Municipal de Educação de Pojuca, professora Olívia Silveira.

A programação do evento inclui palestras sobre formação continuada; Novo Fundeb; o piso salarial dos professires; avaliação da aprendizagem; saúde mental e, no último dia do evento (25), os dirigentes baianos farão a discussão e aprovação das alterações estatutárias e do regimento interno da Undime Bahia.

Fonte: Undime
Fotos: Undime/ BA e Undime/ PR


Parceria institucional