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20/05/2022Undime

Undime Pernambuco debate a “reconstrução do aprender” em fórum estadual extraordinário

Evento foi realizado dias 19 e 20 de maio, em Recife

 

A seccional da Undime em Pernambuco realizou o Fórum Estadual Extraordinário com o tema “O fazer do Dirigente Municipal de Educação na reconstrução do aprender”. O evento reuniu 300 Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das Secretarias Municipais de Educação do estado. Durante a programação, além de palestras e mesas-redondas, os participantes tiveram a oportunidade de ter atendimento institucional das estratégias Busca Ativa Escolar e Conviva Educação, bem como oficinas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Plano de Ações Articuladas (PAR); e Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).

A solenidade de abertura do evento foi conduzida pelo presidente da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Belém de Maria/ PE, que justificou a ausência do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia, e reiterou a integração da instituição como um todo, seja no âmbito nacional ou estadual na luta e defesa do direito a uma educação de qualidade e com equidade em todo país.

A diretoria nacional da Undime foi representada pelo presidente da Undime Região Nordeste, Carlos Rubens Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/ AL, que, na oportunidade, registrou a importância da Undime Pernambuco no contexto da instituição, visto que o estado representa o berço da entidade. “Estar em Recife participando desse momento é voltar na história da Undime e lembrar que nasceu aqui a proposta de uma instituição que promovesse uma discussão ampla e que aglutinasse os Dirigentes Municipais de Educação na luta por uma educação pública gratuita de qualidade por esse Brasil”.

Rubens ressaltou que mesmo, estando em período de pandemia a instituição não deixou de trabalhar pela educação. “Esse é o papel Undime na sociedade: lutar pela efetivação do direito à educação pública de qualidade para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação básica capaz de prepará-los para os desafios do século XXI”.

A recuperação das aprendizagens com base em uma reflexão sobre o papel das secretarias municipais de educação e equipes gestoras, foi debatida pela presidente da Undime Ceará, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Carteús/ CE, que aprofundou sobre o tema que visa garantir as aprendizagens comprometidas durante o período de distanciamento social, focando na redução das desigualdades educacionais e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências adequadas a cada etapa.

Aurélia explicou que para se atingir a recomposição das aprendizagens é preciso discutir aspectos como tempo de ensino, recursos didáticos, avaliações diagnósticas, investir na formação inicial e continuada de professores, nos currículos, e na adequação dos Projetos Políicos Pedagógicos das escolas.

Ainda durante o Fórum foi realizada a alteração estatutária e regimental da seccional. Houve, também, uma palestra específica a respeito da Undime com abordagem sobre Compliance, a plataforma Conviva Educação, a estratégia Busca Ativa Escolar e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ministrada por Vilmar Klemann, assessor de projetos da Undime.

O Ministério da Educação esteve presente na mesa-redonda “Avaliação Diagnóstica e Formativa: uma prática em construção", representado pelo secretário adjunto da Secretaria de Educação Básica, Hélber Vieira.

Transporte escolar, Sistema Nacional de Educação, os impactos da pandemia na educação infantil, ICMS Educação e o Novo Fundeb também foram alguns dos assuntos tratados nos dois dias de evento. O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, DME de Ibaretama/ CE, falou sobre os desafios da regulamentação do novo Fundeb e o papel da Undime.

Recordando a atuação da Undime para a aprovação do novo fundo, Alessio destacou a participação em audiências públicas e seminários desde o ano de 2015; articulações com instituições da sociedade civil; promoção de ações de incidência política junto a deputados e senadores; publicação de posicionamentos públicos; mobilização dos DME de todo o país; realização de debates, mesas-redondas e lives, entre outras. 

Alessio apresentou as mudanças no Fundeb após a aprovação da Emenda Constitucional 108/2020, e assim, passou a ser uma política permanente. Ele lembrou também que o CAQ enfim foi constitucionalizado e se tornou referência para o padrão mínimo de qualidade. A Lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, aumentou para de 10% para 23% a complementação da União (até o final do 6º ano).

 

Fonte e foto: Undime


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