Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Paraná reúne 900 participantes em Fórum Estadual Extraordinário

Todas as notícias Categorias

18/11/2022Undime

Undime Paraná reúne 900 participantes em Fórum Estadual Extraordinário

Evento acontece em Foz do Iguaçu

 

A Undime Paraná realiza nos dias 16, 17 e 18 de novembro o Fórum Estadual Extraordinário da Seccional. O evento reúne 900 participantes, em Foz do Iguaçu. "A gente sente o coração realmente aquecido em poder ver as pessoas que estão chegando felizes em busca de conhecimento para esse evento. Somos um grande conjunto, formado pelos nossos Dirigentes Municipais de Educação e pelos colaboradores, que formam e dão vida a esse Fórum Extraordinário. Tenho certeza que serão três  dias maravilhosos, de troca de conhecimentos, de cultura, de busca de informações e de respostas para os nossos anseios", declarou a presidente da Undime Paraná, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Cascavel/PR.

O evento começou no fim da tarde da quarta-feira (16) e a abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta (17). O presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME Sud Mennucci/SP participou da cerimônia que foi precedida por muita música e descontração.

Os dirigentes que compõem o Colegiado Ampliado da Undime também participaram da abertura quando foram convidados a subir ao palco. O momento foi marcado pelo fortalecimento e união da instituição, uma vez que todos os estados estavam representados.

Na sequência, o presidente da Undime participou da mesa que tratou do regime de colaboração e os desafios institucionais junto ao coordenador-geral de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional do Ministério da Educação, Alexsander Moreira; Vinicius Neiva, representante a Secretaria de Educação do Estado do Paraná; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes; o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina e membro da diretoria da Uncme/PR, João Marcos Machuca de Lima; e Manoela Cordeiro Alexandre, analista técnica do Sebrae Nacional.

Na ocasião, o presidente  da Undime enalteceu o trabalho desenvolvido pela seccional Paraná e parabenizou pela realização do evento. Garcia aproveitou para reforçar a importância do regime de colaboração. "Fazer junto não é fazer exatamente o que a gente quer, mas é encontrar um caminho do meio, que seja possível e viável para todos".

Garcia lembrou ainda da grande força tarefa realizada pela Undime para mobilizar os municípios no que diz respeito às condicionalidades do VAAR/Fundeb. "Esse trabalho do VAAR foi grandioso e demonstrou todo o potencial que temos de mobilizar os dirigentes", disse o presidente da Undime.

A ação inclusive foi motivo de elogio por parte do representante do MEC que agradeceu a parceria com a Undime que, segundo ele, foi essencial para abranger o maior número possível de municípios.

O presidente da Undime contou ainda, que a instituição teve a honra de ser a primeira a se reunir com integrantes do Grupo Técnico de Educação no âmbito do Gabinete de Transição Governamental do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, coordenada pelo ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes.

"Durante a reunião apresentamos as demandas elaboradas pelo nosso Colegiado Ampliado, grupo composto pela diretoria executiva nacional e os 27 presidentes estaduais". As contribuições foram organizadas em seis dimensões principais: Pacto Federativo, Ensino e aprendizagem, Oferta de matrículas, Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

Ainda no que tange ao regime de colaboração, a Lei do ICMS Educação do Paraná foi citada pelo representante da secretaria de Estado. Vinicius Neiva disse que a lei considera, por exemplo, critérios como a alfabetização, um pedido da Undime/PR.

O assunto educação empreendedora também foi pauta nessa mesa. Isso porque a representante do Sebrae lembrou da parceria firmada junto à Undime de apoio à inclusão de práticas de educação empreendedora nas políticas públicas de educação municipal. "Nosso objetivo é gerar uma sociedade que foca no professor, no estudante e no protagonismo, no projeto de vida. Quem é empreendedor da própria vida empreende em qualquer lugar", reiterou Manoela.

Também foram pauta do Fórum assuntos como as secretarias de educação e a organização e gestão de escolas, com o professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, José Carlos Libâneo; Tecnologia, Educação e Pedagogia: tríade dos processos de aprendizagem em tempos de conectividade; os desafios atuais da gestão da educação; desafios da educação básica e os Programas (obras, PAR e VAAR); evasão escolar e responsabilidades do gestor. Para o dia 18, a programação vai abordar prestação de contas e finalização de exercício financeiro 2022; Sistema Nacional de Educação e a Agenda 2023; além de competências socioemocionais na educação e na vida do educador.

O evento conta ainda com área de exposição com 40 estandes e atendimento institucional do FNDE aos dirigentes e equipes técnicas.

 

Fonte e fotos: Undime


Parceria institucional