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13/08/2015 Undime MA

Governo assina convênios em benefício da Educação no Campo

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), firmou convênios com Associações de Escola-Família Agrícola e de Casa Família Rural, beneficiando 19 escolas e 19 casas, respectivamente, para atender cerca de 2,9 mil estudantes em todo o Maranhão.

Na sexta-feira (7), foi celebrado o convênio com a Associação da Casa Família Rural do Vale do Itapecuru Mirim, que é vinculada a Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar).

Participaram do ato, a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; o supervisor de Educação do Campo da Seduc, Edilson Brito; e o presidente da Casa Familiar Rural, Francisco Bonifácio da Silva.

Este é segundo convênio assinado pela Seduc em benefício da Educação no Campo. No fim do mês passado, a Secretaria já havia celebrado convênio com a Associação de Escola-Família Agrícola de Lago da Pedra (AEFALP), para atendimento às associações que integram a União de Associações de Escolas Familiares Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA).

“Com a assinatura do convênio, além da liberação de recursos, haverá um acompanhamento técnico-pedagógico e avaliação, para que possamos buscar resultado na aprendizagem, sempre primando por uma educação de qualidade e que seja, de fato, uma educação transformadora, como orienta o governador Flávio Dino”, destacou a secretária Áurea Prazeres.

“Um dia ímpar”! Foi dessa forma que o presidente da AEFALP, Ricardo Francisco Abreu Souza, descreveu esse dia para a Associação devido à importância da assinatura do convênio. “Nós vínhamos lutando há bastante tempo e hoje finalmente conseguimos”, ressaltou.

Para a coordenadora Pedagógica da AEFALP, Marleide Alves das Neves, a assinatura do convênio foi fundamental para a continuação do trabalho. “Esse convênio vai possibilitar aos filhos dos agricultores uma formação de qualidade por meio da Pedagogia da Alternância”, pontuou.

A pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano. Esse método promove constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar, tendo como organização do calendário escolar o tempo escola e o tempo comunidade.

Secretária Áurea Prazeres e representantes das associações assinam convênio.


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