Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Dirigentes Municipais de Educação do Nordeste se reunirão em Aracaju para o Fórum Regional da Undime

Todas as notícias Categorias

10/03/2024Undime

Dirigentes Municipais de Educação do Nordeste se reunirão em Aracaju para o Fórum Regional da Undime

O encontro acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe

 

Com o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizará, nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, localizado à av. Presidente Tancredo Neves, número 4444, no bairro Inácio Barbosa, na capital sergipana, um Fórum Regional voltado para gestores municipais (Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação) e equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios da região Nordeste do país.

Aracaju é a sede do primeiro de uma série de cinco eventos que irão percorrer regiões brasileiras, a fim de proporcionar uma abordagem mais contextualizada e condizente com a realidade da educação local, visto que cada região possui peculiaridades e desafios específicos.

Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências e mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates irão tratar de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais será tratada na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, os participantes irão tratar da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Há ainda um debate sobre a efetividade do regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime que irão, juntos, abordar as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar implementação de políticas públicas educacionais. Para encerrar, uma abordagem acerca do Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

A solenidade de abertura contará com a participação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE; da presidente regional Nordeste, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/ SE e presidente da Undime Sergipe; do vice-presidente nacional da Undime e presidente da Undime Mato Grosso, Silvio Fidelis, da presidente do Fundo Naional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, do vice-governador do Estado, e Secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, entre outros.

Para o presidente da Undime, Alessio Costa, a realização do primeiro dos cinco eventos no Nordeste representa um importante passo da instituição em estar cada vez mais perto dos municípios brasileiros. “A educação desempenha um papel fundamental na superação das desigualdades sociais presentes na região e em todo país. Reconhecer a importância do Nordeste é compreender a diversidade e a riqueza que ele agrega ao Brasil. Investir na educação nesse contexto não apenas fortalece a identidade cultural e intelectual nordestina, mas também impulsiona o desenvolvimento do país como um todo, construindo pontes para um futuro mais promissor e equitativo. Ao oferecer oportunidades igualitárias de aprendizado, criamos um ambiente propício para o desenvolvimento pleno dos estudantes, capacitando, assim, os indivíduos a enfrentar os desafios e a contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa”, comentou.

 

Oficinas Temáticas

Os participantes inscritos no Fórum Regional Nordeste da Undime poderão participar ainda de oficinas temáticas oferecidas pelo Ministério da Educação, que ocorrerão paralelo à programação oficial do evento, foram disponibilizadas 350 vagas para formações sobre o Programa Escola em Tempo Integral; Fundeb e Condicionalidades do VAAR; Educação Infantil; Anos Finais do Ensino Fundamental; Programa Nacional do Livro Didático; e Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica.

O Fórum Regional Nordeste terá 900 participantes e contará com um espaço de exposição, no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas.

Sobre os Fóruns Regionais da Undime

Além do Nordeste, as outras quatro regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. O da região Sul será em Curitiba, nos dias 15 e 16 de abril; o do Centro-Oeste e do Sudeste serão em maio; e o da região Norte, em junho. As datas serão informadas em breve.

Serviço

Fórum Undime Região Nordeste
Local: Centro de Convenções AM Malls Sergipe (Av. Presidente Tancredo Neves, número 4444, no bairro Inácio Barbosa)
Data: 11 e 12 de março de 2024
Informações e programação: https://forunsregionais.undime.org.br/

 

Fonte: Undime


Parceria institucional