Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Aplicação das provas do Saeb começa na segunda (8)

Todas as notícias Categorias

08/11/2021Undime

Aplicação das provas do Saeb começa na segunda (8)

Testes cognitivos e questionários de papel serão aplicados de 8 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento. A avaliação ocorrerá no horário regular de aula

Na segunda-feira, 8 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia a aplicação dos testes cognitivos e questionários em papel do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança para prevenção à covid-19.

O Saeb 2021 avaliará cerca de 6 milhões de alunos da educação básica. Os estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental, bem como os de 3ª e 4ª série do ensino médio, terão o tempo regular de duas horas e 30 minutos para realização dos testes de língua portuguesa, matemática e para responder ao questionário do estudante. Os alunos com baixa visão terão atendimento especializado e contarão com 20 minutos adicionais ao tempo regular da avaliação, totalizando duas horas e 50 minutos; aqueles com outras deficiências ou transtornos poderão realizar as provas e responder ao questionário em até três horas e 20 minutos. A aplicação desses instrumentos é censitária para as escolas públicas e amostral para escolas privadas.

Já na aplicação amostral para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que avaliará o conhecimento em ciências humanas e ciências da natureza, o tempo regular será de uma hora e 10 minutos para responder aos cadernos de testes e preencher o cartão-resposta. Os participantes com baixa visão terão o tempo adicional de 15 minutos ao tempo regular e os alunos com outras deficiências poderão fazer o Saeb em uma hora e 30 minutos.

Com relação à aplicação amostral do Saeb para o 2º ano do ensino fundamental, o tempo para realização da prova de língua portuguesa será de uma hora e 35 minutos, sendo 50 minutos para a prova objetiva, 30 para as questões abertas e 15 minutos de intervalo. O mesmo ocorrerá para a prova de matemática, em que os estudantes terão uma hora e meia para realizar a prova, dividida da seguinte forma: 30 minutos para resolver nove questões objetivas e 45 para nove questões objetivas e abertas, com um intervalo de 15 minutos. Já os alunos com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento terão tempo adicional de 20 minutos em cada prova.

Atendimento especializado – Conforme Portaria n.º 250, de 5 de julho de 2021, os alunos com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais poderão participar do Saeb 2021, desde que estejam devidamente registrados no Censo Escolar e que façam parte da população-alvo da avaliação. O atendimento para esses alunos ocorrerá conforme as informações declaradas no censo e a viabilidade da escola.

Caso o aluno necessite de atendimento com profissional especializado — ledor, transcritor, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e/ou leitor labial —, a escola deverá providenciá-lo, assim como sala extra para atender ao aluno, conforme sua situação. Nesse caso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do Saeb, disponibilizará um aplicador extra para acompanhar e garantir que a aplicação da avaliação ocorra de forma padronizada e sigilosa. Quanto aos alunos com baixa visão, o Inep disponibilizará prova e questionário adaptados — ampliados (fonte 18) ou superampliados (fonte 24), de acordo com a necessidade.

Prevenção à covid-19 – Como medida de prevenção à covid-19, a avaliação ocorrerá em horário regular de aula e é recomendado que as escolas suspendam as aulas das turmas que não participarão do Saeb, a fim de disponibilizar mais salas para a aplicação, garantindo o distanciamento social. O Inep oferece a possibilidade de que as turmas avaliadas sejam divididas em dois grupos para que seja mantido o distanciamento nas salas de aplicação. Dessa forma, cada turma terá duas aplicações realizadas por aplicadores diferentes e de forma simultânea. Nos casos em que as escolas consigam garantir uma aplicação com segurança sanitária sem dividir as turmas, esse procedimento será autorizado.

O uso de máscara, cobrindo nariz e boca, será obrigatório durante toda a avaliação, tanto para os alunos quanto para os aplicadores. Também será permitido que cada aluno leve sua garrafa de água. Os aplicadores estarão com um frasco de álcool em gel 70% para higienizar as mãos durante a aplicação.

Cartilha – No portal do Inep, está disponível a Cartilha do Saeb 2021. O material apresenta as principais características da avaliação, os procedimentos de prevenção à covid-19 que serão adotados e o passo a passo para a aplicação dos instrumentos nas escolas.

Questionário eletrônico – Desde o dia 13 de outubro, os questionários em formato eletrônico estão sendo aplicados para dirigentes municipais de educação, diretores de escolas de educação básica e professores da educação infantil. O formulário ficará disponível até 23 de dezembro. Os links para o preenchimento do instrumento foram enviados para os responsáveis, por e-mail.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.

O Saeb permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Saiba mais sobre o Saeb

Confira a Cartilha do Saeb 2021

Confira a Portaria do Saeb 2021

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/aplicacao-das-provas-do-saeb-comeca-na-segunda-8 


Parceria institucional