Todas as notícias Categorias

09/07/2019Undime

Inscrições abertas para o 17º Fórum Nacional da Undime

Evento será realizado de 13 a 16 de agosto, na Bahia

Estão abertas, a partir desta terça-feira (9), as inscrições para o primeiro lote de vagas do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A partir do tema "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", este ano, o Fórum terá como objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.

"A Undime convida os Dirigentes Municipais de Educação de todo o Brasil a participarem do 17º Fórum Nacional, que será em Mata de São João (BA), no período de 13 a 16 de agosto de 2019. São muitas as razões para nos reunirmos e estabelecermos trocas coletivas", reforça o presidente e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento pretende mobilizar cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional também proporcionará visitas dos participantes às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Santillana, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e a estandes de empresas credenciadas.

Inscrições

As inscrições serão divididas em três lotes. O primeiro deles inicia nesta terça-feira (9) e vai até o dia 19 de julho. Nele, poderão se inscrever membros da diretoria e conselho fiscal da Undime (nacional), do Conselho Nacional de Representantes (titulares), delegados (titulares) e Dirigentes Municipais de Educação (DME) e técnicos das Secretarias de Educação de municípios que estiverem adimplentes com as seccionais da Undime em seus estados.

Além desse grupo, serão ofertadas 557 vagas para DME de municípios considerados como prioritários. Isto é, com baixos índices, quando cruzadas as informações referentes ao Ideb 2017 e ao PIB per capita. Esses dirigentes de municípios prioritários terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pelo Termo de Fomento, firmado entre Undime e FNDE.

Nesse primeiro lote, as inscrições terão custo de R$ 600,00 por pessoa. Os detalhes sobre os períodos de inscrição, bem como os valores e critérios que devem ser respeitados estão no site do 17º Fórum Nacional.

17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 13 a 16 de agosto de 2019
Local: Mata de São João/ BA
Mais informações: http://17forum.undime.org.br/

Fonte: Undime


Parceria institucional