Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Cemaden lança a 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Todas as notícias Categorias

06/08/2021Undime

Cemaden lança a 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Neste ano, no contexto da pandemia, a campanha – coordenada pelo Programa Cemaden Educação- foi idealizada para gerar maior mobilização e engajamento das pessoas pelas redes sociais, incentivando a percepção e redução de riscos de desastres socioambientais e de saúde. 

 

Com o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”, está aberta a 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2021. O objetivo central é mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogo na construção e difusão de conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD).

Coordenada pelo Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – a campanha #AprenderParaPrevenir acontece, anualmente, desde 2016, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro).

Em 2021, a campanha conta com o importante apoio institucional da Cruz Vermelha Brasileira, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Ministério do Desenvolvimento Regional)   e outros importantes parceiros, que têm como compromisso atuarem como multiplicadores locais, colaborando na divulgação, mobilização e engajamento de pessoas, escolas e comunidades na construção de conhecimentos ligados da prevenção e redução de riscos e desastres no Brasil.

Neste ano, no contexto de pandemia, a campanha foi idealizada com o objetivo de gerar maior mobilização e engajamento pelas redes sociais (TikTok/Instagram/Facebook) no desafio de compartilhar vídeos autorais curtos com conteúdo educativo e criativo sobre o tema “Desastres, aqui!? Como prevenir?”, que envolve abordagens temáticas desde a pandemia até as mudanças climáticas.  A proposta é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres (Desastres, aqui!?) e ampliar a participação das pessoas na prevenção de riscos e desastres (Como prevenir?).


Cronograma de atividades da Campanha #AprenderParaPrevenir 2021
Os trabalhos com vídeos curtos podem ser inscritos de forma individual e/ou institucional a partir do dia 3 de agosto até o dia 30 de outubro de 2021, mês em  que marca o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro).

Além da mobilização para produção de vídeos educativos e criativos sobre a temática proposta, estão programadas atividades, com a realização de webinários no período de 15 de agosto a 25 de setembro deste ano. As lives trarão palestrantes convidados para abordagens e discussões nos diversos temas relacionados à Campanha #AprenderParaPrevenir.

A análise dos trabalhos recebidos será feito no mês de novembro e os resultados divulgados no dia 30 de novembro de 2021. Serão emitidos os certificados de participação institucional no mês de dezembro de 2021.

As Informações e o guia da campanha e a temática “Desastres, aqui!? Como prevenir?” estão disponíveis no portal do Cemaden: http://educacao.cemaden.gov.br/ e na página do Cemaden Educação: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2021

 

Fonte: Cemaden (com adaptações)


Parceria institucional