Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seccionais da Undime no Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí realizam fóruns estaduais

Todas as notícias Categorias

06/05/2022Undime

Seccionais da Undime no Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí realizam fóruns estaduais

Eventos aconteceram entre os dias 4 e 6 de maio nas cidades de Manaus, Campo Grande e Luís Correia, respectivamente

(Fórum da Undime/AM)

De 4 a 6 de maio de 2022, as seccionais da Undime dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí realizaram seus Fóruns Estaduais Extraordinários.

Na quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de maio, a Undime Amazonas realizou o IV Fórum Extraordinário Estadual, com o tema: "Discutir a aplicabilidade dos Programas como garantia do direito da aprendizagem e permanência dos alunos nas escolas". O evento, realizado na capital do estado, contou com participação de representantes do Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e UNICEF.

Participaram, ao todo, cerca de 125 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação do estado e equipes das secretarias.

(Fórum da Undime/MS)

A Undime Mato Grosso do Sul promoveu nos dias 5 e 6 de maio, o 13º Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação do MS com o objetivo de proporcionar momentos de formação e discussão aos Dirigentes das Secretarias Municipais de Educação sobre o tema recomposição da aprendizagem “pós-pandemia” dos alunos da rede municipal de ensino.

Cerca de 130 participantes estiveram presentes no evento realizado em Campo Grande. Dentre as temáticas em debate estavam o apoio aos gestores e à docência na garantia dos direitos de aprendizagem; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e novo currículo; alfabetização, leitura e escrita; o Novo Fundeb; e as competências essenciais para o novo gestor educacional no novo tempo da educação.

O fortalecimento da Undime, enquanto instituição, foi tratado em uma palestra que abordou o Manual de Compliance da entidade, a plataforma Conviva Educação, a estratégia Busca Ativa Escolar e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ministrada pelo assessor técnico da Undime (nacional), Vilmar Klemann.

O presidente da Undime na Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE, participou do evento como palestrante sobre o Novo Fundeb e a operacionalização nos municípios.

No Piauí, Fórum Extraordinário reúne 300 participantes

Nos dias 5 e 6 de maio, a Undime Piauí promoveu o Fórum Extraordinário e I Seminário de Educação Infantil da Undime PI. O evento aconteceu no município de Luís Correia, município do litoral do estado, localizado a cerca de 350 km da capital O Fórum reuniu 300 participantes para debater assuntos como Sistema Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e educação empreendedora, educação inclusiva, transparência e controle social, ICMS na educação, Fundeb e recomposição de aprendizagens.

O presidente da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, participou do evento representando o presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia. Marcony Pinheiro, presidente da Undime Maranhão e Dirigente de Educação de Poção de Pedras/MA também marcou presença no Fórum.

A programação contemplou ainda atendimento institucional da plataforma Conviva Educação e da estratégia Busca Ativa Escolar, Tribunal de Contas do Estado, além de estandes de empresas expositoras. Na abertura do último dia de evento, a presidente da Seccional PI, Erica Graziela de Melo, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão/PI, ressaltou que o evento contou com representação de mais de 50 municípios e que foi um momento muito importante para a educação pública do Piauí.

(Fórum da Undime/PI)

Fonte: Undime
Fotos: Undime/ AM, Undime/ MS e Undime/ PI


Parceria institucional